sábado, 29 de agosto de 2015

Experiência


Vou recuar até ao ano letivo 2009/2010, 10º ano, área de letras. Um novo ano letivo e eu tinha começado a aprender a estudar, mas não tinha qualquer objetivo, não sabia o que queria quando terminasse o secundário, então para mim qualquer resultado nesta altura servia.
No entanto, este ano letivo terminou, e as pessoas começaram-me a perguntar "então já sabes o que queres seguir?", "Vais para a universidade?", a minha resposta sem saber o que queria, era sempre "sim, vou para a universidade", sempre disse isto.
A meio do 11º ano, penso que foi nesta altura surgiu a ideia de seguir psicologia, e pronto tinha um objetivo, sabia que para alcança-lo tinha que me esforçar mais e aqui entram os professores (não que no ano anterior já não tivessem o seu papel) espectaculares que tive, e começa também a minha real experiência com Deus. Eu comecei a orar e tudo indicava que seria psicologia, e o ano ia seguindo, com altos e baixos, mas esses professores com consciência disso, ou não, tiveram uma grande importância e mesmo sem saberem, (mas eu sei)  foi Deus que os colocou.
Próximo ano letivo, 12º ano, mais um ano de exames, e o único exame que precisava para me candidatar era o de português. Fiz o meu papel, estudei, eu sabia que dependia do meu esforço e sabia que se fizesse a minha parte Deus iria fazer a dele, (mesmo assim isso não impediu  algumas vezes o desespero, mas pronto).
Resumindo, chegou a altura dos resultados, hum curioso, o exame que supostamente estava à espera de uma boa nota, não foi assim tão boa (passei sim, mas não foi o suficiente) e aquele exame que pronto bastava fazer, foi melhor, posso dizer que isto deixou-me a pensar, mas no entanto a minha ideia levei-a em frente. Chegou a altura das candidaturas, e vamos lá, psicologia, 4 universidades.
 Ainda assim, não parava de pensar nos resultados e do porquê de serem assim.
Entretanto nesse ano fui para o acampamento chamado Impacto, e apesar de já me ter candidatado, continuei a orar sobre isso, sentia que o devia fazer, e incrível, Deus começou-me simplesmente a preparar (não me lembro propriamente de todas as respostas, mas vou relatar aquelas me deixaram realmente a pensar e que me marcaram):
1º Resposta: 1º Dia, uma meditação ( de uma pessoa que não sabia de nada), que conta a história da sua filha, que simplesmente não entra na universidade, e aquilo angustiou-me.
Última resposta, última noite na praça, e fui tirar uns rebuçados que traziam versículos bíblicos, e saiu-me este por duas vezes " não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. Isaias 41:10)" e pronto eu estava convencida já que não ia entrar e sabia que era uma preparação.
Finalmente chegou a altura dos resultados, e a resposta era o esperado, não entrei, não fiquei triste, mas senti-me meio perdida, pois durante um ano e meio parecia que tudo se inclinava para ali e de repente não já  nada fazia sentido. Continuei a minha caminhada com Deus, e em cada pesquisa pedia a sua orientação, e Ele mostrou-me um curso que eu não conhecia, durante essa semana, e lá percebi que era aquilo, a questão era para onde, e mais uma vez, mostrou-me uma cidade para mim desconhecida, mas eu não senti medo, por incrível que pareça estava confiante.
Dia 1 de Outubro, estava em Viseu a tirar Educação Social.
Posso dizer, que no inicio não foi fácil, o primeiro mês foi complicado, falar com os meus pais sem chorar era impensável, mas eu sabia que estava no lugar certo. E tive as minhas bençãos, uma colega de quarto espectacular, um grupo de amigas que durou desde o 1º ano até ao último (hoje ainda continuamos) e um apoio de pessoas que conheci e que não me deixaram sozinha.
Hoje terminei o meu curso, e já tive os meus momentos de angustia, sem saber o que fazer, para onde seguir, mas lembrei-me novamente desta experiência e eu sei que Ele vai me ajudar.



quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Jovens por Jesus 2014


Jovens Por Jesus 2014

Algum tempo, que já não partilho nada. Hoje resolvo partilhar a experiência que tive durante as três semanas que passei com estes jovens e principalmente com Deus. 
Como alguns ou mesmo a maioria sabe eu sou crente, e que tenho os meus princípios, mas nem sempre é fácil esta caminhada, mesmo sendo fiel a estes princípios as vezes acabamos por nos afastar do nosso principal alvo. E foi isso que acabou por me acontecer e o pior é que eu tinha essa consciência, o que se tornava ainda mais doloroso, pois eu mesmo indo à igreja, eu só orava lá, deixei de passar tempo com Deus em casa e por isso comecei a notar diferença em mim, aos poucos ia-me afastando. Cheguei a um ponto, em que disse que não podia continuar assim, eu queria recuperar a minha relação com Deus, mas como já referi nem sempre é fácil, e já não sabia como. 
Finalmente chegou Julho, julho foi o mês em que começou os Jovens por Jesus, e eu decidi que ia recomeçar a minha caminhada, mas para isso precisava de força. Incrivelmente Jesus deu-me essa força, tudo começou no domingo, quando nos apresentamos, e nessa apresentação foi-nos perguntado o porquê de estarmos ali, e a minha resposta foi: " aumentar a minha vida espiritual", o que começou na segunda, comecei a levantar-me cedo, ia para uma salinha, em que tinha como nome "Sala de Oração", comecei por orar, orações pequenas, e diria até um pouco egoístas, pois orava por mim, fazia a minha meditação, a leitura de um livro que estou a terminar, " O Desejado de Todas as Nações" e fui fazendo isto ao longo da primeira semana, e posso dizer que algo começou a mudar. Durante as três semanas fomos tendo aulas, aulas diferentes, mas em cada mensagem, eu sentia que algo era para mim, o que me fazia também pensar que não podia desistir da minha decisão. Além destas aulas, existia também momentos de oração e meditação em conjunto, o que me fez muito bem. Passou a primeira semana, chegou a segunda, continuei o mesmo processo, mas já não fazia só orações por mim, mas sim pelos jovens que se encontravam neste acantonamento e também por outras pessoas, que mesmo não acreditando em Deus, e mesmo elas não se apercebendo Ele atua, o que me fazia sentir ainda melhor. E este processo foi o processo ao longo das três semanas, oração individual com Deus, e em grupo.
Outro ponto que me ajudou também foram as conferências que começaram na segunda semana, e que a cada mensagem final eu sentia Deus a falar comigo através da pessoa que a fazia.
A vida do cristão nem sempre é fácil, pois temos muitas distrações, muitas coisas que nos fazem afastar, mas não são só os cristãos que são filhos de Deus e têm a sua proteção TODOS somos e TODOS temos, basta o aceitarmos na nossa vida.
" Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." Apocalipse 3:20

quarta-feira, 28 de julho de 2010


"Porque eu sei que o meu Redentor vive, e por fim Se levantará sobre a terra. Depois, revertido este meu corpo da minha pele em minha carne terei a Deus.
Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos O verão, e não outros; de saudade me desfalece o coração em mim". Jó 19:25-27


terça-feira, 25 de maio de 2010

Pegadas na areia

Uma noite tive um sonho.
Sonhei que estava andando na praia com o Senhor,
E através do Céu, passavam cenas da minha vida.
Para cada uma cena que passava, percebi pegadas na areia,
uma era minha, outra do Senhor.
Quando a ultima cena da minha vida passou diante de nós
olhei para as pegadas na areia,
Notei que muitas vezes no caminho da minha vida
havia apenas um par de pegadas na areia,
Notei também que isso aconteceu nos momentos mais díficeis da minha vida.
Isso aborreceu-me deveras e perguntei então ao Senhor:
- Senhor, tu me disses-te que, uma vez eu te resolvi seguir,
tu anadarias sempre comigo, todo o caminho.
-Mas notei que nos momentos das maiores atribulações do meu viver havia na areia
dos caminhos, apenas um par de pegadas,
-Não compreendo...
Porque nas horas em que eu mais necessitava Tu me deixas-te?
O Senhor respondeu:
-Meu precioso filho, Eu te amo e jamais te deixaria nas horas da tua prova e do
teu sofrimento.
Quando vistes apenas um par de pegadas,
foi exactamente ai Que Eu te Carreguei em Meus Braços!!





Obrigado ao Fábio, e D. Helena que me passaram este poema ! :)